quarta-feira, 29 de junho de 2016

Córdoba, Andaluzia, Espanha (português)


Visitas a Córdoba


Às 8 horas em ponto saímos de Jaén. Fui sozinha em uma poltrona porque queria dormir, tinha voltado de uma festa e tive poucas horas de sono durante a noite. Eu ainda não conhecia Córdoba, mas era uma viagem acadêmica e a turma voltaria a Jaén no mesmo dia. Dormi bastante no ônibus e acordei quando sonhei que perdia a hora da viagem. Então comi meu primeiro sanduiche às 9:00, logo às 9:30 chegamos a Córdoba e tivemos uma hora livre para tomar o café da manhã, o que eu não esperava. As meninas muito simpáticas da minha turma queriam saber o vocabulário de palavrões do Brasil, mas eu não estava preparada, era quase a primeira vez que conversávamos. Mesmo assim, foi legal. Às 10:30 começamos a visita à Fundación Antônio Gala.
Às 11:40 já estávamos livres outra vez. Nossa professora foi genial em nos dar uma folha com o horário de funcionamento e outras informações de todos os pontos turísticos da cidade. Acho que isso me influenciou a amar a cidade ao primeiro encontro, até porque eu ainda não havia visitado quase nenhuma cidade da Andaluzia. Ela tinha dito que teríamos um intervalo para conhecer alguns pontos turísticos dali, então eu e Marta fomos conhecer a famosa Mesquita/Catedral, o principal ponto turístico de Córdoba. Muito interessante! É de um tamanho inimaginável para um lugar de culto, porque passou por várias ampliações ao longo de sua história. Tem seus arcos em estilo muçulmano em todo seu interior (que serve hoje como museu e não local de culto), no centro é católico, em estilo barroco/rococó, é um contraste enorme que dá sua singularidade. Em seguida nos encontramos com o grupo e passamos um bom tempo comendo tortilla, cantando flamenco, tocando violão, e dançando. A tortilla é um prato típico espanhol, feito de batatas e ovos, e as maiores tortillas da Espanha são produzidas diariamente nesse bar. Nesse momento também comprei um par de castanholas e tentaram me ensinar a tocá-las, mas é muito difícil! Queria comprar tudo daquelas lojas belíssimas! As meninas também me ensinaram um pouco da dança flamenca. Depois fomos a um mercado de comidas exóticas, porque a tortilla, não foi nosso almoço, ficamos ali comendo, bebendo, batendo papo e fumando, as que fumam, e fumam bastante.
Fomos ao outro lugar da atividade letiva, bem afastado do centro, e fazia muito calor! Eu ainda não havia passado todo esse calor no fim do inverno em Jaén. Acho que em Córdoba a primavera chegou antes, mas ainda ventava frio na sombra. Às 18:00 terminamos todas as atividades e o motorista me deixou mais próximo do lugar onde eu pegaria o ônibus para ir a conhecer Barcelona. Uma das minhas primeiras tardes com espanhóis andaluzes me deixou claro que eles realmente são um povo caliente, muito diferente dos europeus de outras regiões, não é um mito!
Eu ainda tinha bastante tempo até a hora do ônibus, então conheci outra parte de Córdoba, menos histórica, mas igualmente linda, o Paseo de la Victoria e o Mercado de la Victoria, que está maravilhoso de noite. As pessoas se encontram ali para comer, dançar e bater papo, e há muitos restaurantes juntos, opções muito gostosas. O calor permitiu que eu tomasse um sorvete, pois já tinha muita vontade de provar os sorvetes da Europa, que tem uma aparência ótima. Amei! Ainda mais com a música salsa y ritmos latinos no fundo. Foi uma inacreditável primeira experiência em Córdoba. Inspirei-me a escrever.
Mas não foi a única vez. Voltei! A segunda experiência ali foi ainda melhor. Na Semana Santa voltei a Córdoba, cidade que gostei tanto, e pude conhecê-la quase toda agora. É riquíssima de cultura! Minhas amigas foram as melhores companheiras para tudo, não podia ser melhor! Há o bairro judio, a mesquita muçulmana, a catedral cristã. Há o alcázar dos Reis Cristãos com um jardim lindo, um templo e uma ponte romana, e muitíssimos museus, como arqueológico, de belas artes, do flamenco, dos toros. Há também a tradição de decorar os pátios das casas com flores. Isso deixa as casas e as ruas mais lindas! Além disso, a cidade tem muitas lendas sobre seus antigos moradores, e é tema de muita literatura real e fictícia.
Para quem vai de turista à cidade só conhece a parte turística, mas eu pude conhecer um pouco mais, e não é uma cidade pequena como parece, há uma parte da cidade  mais urbana e contemporânea, há o polígono industrial. Córdoba é uma cidade romântica, como Sevilha e outras cidades espanholas. É uma bela opção para escolher na sua lua de mel. Antes de vir, eu pensava só em algumas cidades de França e Itália nesse tema, mas certamente Córdoba é preciosa! Minha estadia na Espanha me fez perceber essas coisas, conhecer lugares que me surpreenderam demais! Não deixe de provar o fiti fiti, é a mistura cordobesa dos dois vinhos mais tradicionais da região, um mais doce e outro menos. É uma delicia! E faça visitas guiadas, onde vão contar-lhe melhor todas as historias.
Nessa segunda visita disfrutei de duas noites da semana santa. A semana santa na Espanha é um dos principais eventos do ano e há celebrações por oito dias, de domingo a domingo. As igrejas fazem desfiles com bandas de música, imagens, velas, cruzes, trajes dos nazarenos… as crianças participam, assim como os idosos. Os pequenos recolhem a cera das velas e fazem uma bolinha que cresce a cada ano que assistem aos desfiles. É uma verdadeira tradição, e é um espetáculo não só para os católicos, porque é lindo para todos. Há procissões ao longo de todo o dia. Você pode estar caminhando e deparar-se com uma delas, então toda a rua para. Tem que parar seu trajeto. Certamente! Pois são longas, ou procure outro caminho.

E assim foram minhas experiências nessa cidade com um clima tão agradável. A cidade que está no meu coração e quero muito voltar. Em seguida, escreverei sobre Sevilha, que tem muito em comum com Córdoba e é uma das cidades mais conhecidas da Espanha, e a mais conhecida da Andaluzia, é a cara deste país para os estrangeiros.
Foto Rosamarina Q.

Foto Luana Carolina


Texto de Rosamarina Quadros
Estudante de História da Arte
05/03/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário