terça-feira, 12 de junho de 2012

Um resumo da história dos balés Românticos


Um resumo da história dos Balés Românticos
O romantismo surge no balé francês em 1832, um pouco depois que nas outras artes.[...]
O romantismo Foi anunciado por J.-J. Rousseau e triunfou com Chateaubriand no início do século XIX, na medida em que é culto do indivíduo, na medida em que o indivíduo se torna tema da arte. [...] a sensibilidade tem primazia sobre a razão; o coração e a imaginação assumem o poder, sem o controle dos sentimentos e de sua expressão.
O balé também vai se tornar a expressão de sentimentos pessoais, sob uma forma que será diferente dos gestos rigidamente codificados há um século e meio.
[...]
Os românticos também têm a sensação de uma libertação. A arte é conquistada pelos “grandes princípios” de 1789: liberdade, igualdade; cada artista tem o direito de se exprimir sem restrições.
Mas, se a revolução romântica podia gozar desses novos direitos no campo da literatura e das artes plásticas, porque estas atingiam o grande público, o mesmo não acontecia com a dança. A Ópera detinha o monopólio do balé [...]. Devia, portanto, procurar o sucesso junto ao público, sendo que este continuava a ser recrutado na classe rica, conservadora [...].
A técnica romântica: o estilo da alma
Entre 1810 e 1830 [...] pouco a pouco começava-se a buscar a expressividade, a poesia do corpo, a fluidez dos gestos, por exemplo no porte de braços (port de bras). Encontramos a exposição mais completa da técnica neste início de século nas obras de Carlo Blasis, italiano formado na escola francesa. A comparação de seu Tratado elementar teórico e prático da arte da dança,1820, do Código de Terpsícore, 1828, redigido na Inglaterra e por ele ditado , traduzido e revisado em 1830 sob o título de Manual completo de dança, 1840, permitem seguir a libertação do movimento, seu alívio, que será arrematado pela invenção do arabesque.
Uma grande novidade caracteriza a técnica romântica: o uso das pontas.
Os artigos dos críticos provam que a dançarina Geneviève Gosselin as praticava desde 1813.[...] Como Gosselin morreu prematuramente, o emprego da ponta só volta a ser mencionado por volta de 1820, em Viena, com Amelia Brugnoli, mais uma aluna de Coulon.[...]
O que é certo é que uma jovem dançarina italiana contratada pela Ópera de Paris, Marie Taglioni, fez dela a característica de um intermédio que prefigurou o balé romântico: o Ballet des nonnes, na ópera de Meyerbeer, Robert le Diable, em 1831.
O “Balé das freiras
[...] O Diretor da Ópera, Duponchel, mandou montar o cenário de um cemitério abandonado, num claustro em ruínas, um quadro já romântico. Os fantasmas das freiras, vítimas do mal do amor, saíam de seus túmulos para seduzir o herói. Marie Taglioni era sua abadessa. Os críticos da época descrevem-na dançando na ponta, mal roçando o solo, como um ser imaterial, num estilo “todo poesia e leveza, graça e suavidade”, que encantava Théophile Gautier e que produzia um “efeito milagroso”. O sentido da dança tinha mudado: a virtuosidade era substituída pela expressão, a técnica pelo estilo.
“A sílfide” ou La Silfide
Coreógrafo: Filippo Taglioni
Música: Schneitzhoeffer
Mas foi realmente A sílfide  que, a 18 de março de 1832, marcou o nascimento do balé romântico.
[...] Já temos aqui um dos temas típicos da coreografia romântica: um mortal amado por um espírito. O primeiro ato se desenvolve num contexto terrestre, o segundo no domínio irreal dos espíritos. O traje dos espíritos, uma túnica semilonga de musselina, fez com que fosse chamado o “ato branco”. [...] Gautier escreveu ”Este novo gênero trouxe um abuso de gaze branca, de tule e de tarlatana, as sombras se vaporizavam por meio de saias transparentes. O branco era quase a única cor adotada”.
Tentando exprimir o irreal, o balé romântico era feito para a leveza da bailarina. O dançarino foi relegado a um segundo plano. [...]
Mas esta opção teria uma consequência funesta: as dançarinas estrelas, reinando de forma absoluta, exigiram que os balés fossem compostos apenas para que elas pudessem mostrar suas qualidades. Pouco importava que as variações que impunham destruíssem a organização da obra, obliterassem seu sentido, pouco lhes importava que a ação fosse poética ou estúpida; para elas o balé era feito para a estrela e não o contrário. Esta foi uma das razões que provocaram a rápida degeneração do balé romântico; também foi uma das desvantagens que sofreu seu herdeiro, o balé acadêmico.
Giselle
Música: Adolphe Adam com uma valsa de Burgmuller
Coreógrafos: Jean Coralli e Jules Perrot.
[...] Foi preciso aguardar o ano de 1841 para que um poeta, Theóphile Gautier [...] escrevesse para a bailarina que amava, Carlotta Grisi, a obra-prima do balé romântico, Giselle.
[...]
Giselle saiu do repertório da Ópera em 1868; o balé só foi remontado em 1924, a partir da versão russa. [...] A partir da versão de Titus, modificada por Fanny Elsser, Marius Petipa montou três reprises, uma diferente da outra, em 1884, 1887 e 1899. É mais ou menos neste estado que Giselle é apresentada hoje em dia pela Ópera de Paris. [...]
Se acrescentarmos que Petipa reescreveu-a em seu próprio estilo, podemos perceber que a Giselle de hoje é bem diferente da original, e que seu estilo é mais acadêmico do que romântico.
[...]
O sucesso do balé foi tão grande que Giselle se tornou um apelo publicitário: uma modista parisiense lançou uma flor artificial batizada com seu nome. [...]

Bibliografia:
Livro: BOURCIER, Paul. História da dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

10 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre os balés românticos.Giselle é o meu balé preferido, sempre que assisto me emociono.Espero logo poder assitir novamente.

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  2. qual são todos os Ballets romântico???

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    1. Essa é uma pergunta muito diícil de ser respondida. A lista seria imensa porque o modo de coreograar vai se transformando e se atualizando à medida que o tempo passa. Posso te dizer, sem dúvida, que Giselle, La Sylphide e o Ballet das Freiras são característicos do estilo romântico, por serem os primeiros. Em seguida, muitos outros ballets foram sendo criados como A Bela Adormecida, O lago dos Cisnes, La Bayadère, O corsário, A filha do faraó, que ainda possuem muitos elementos românticos. Mas há controvérsia em afirmá-los como ballets românticos. Porque, por vezes, apenas alguns elementos permaneceram, como o amor platônico, a figura da bailarina idealizada, o herói. O cenário e o figurino podem ser considerados românticos apenas em parte dos ballets, normalmente, no segundo ato. Espero ter respondido!

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  3. Rosamarina, parabéns. O resumo do período romântico está muito bem explanado e pesquisado. Um abraço.
    Eliana Caminada

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  4. gostaria de saber alguns nomes de lista de Ballet romântico

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    1. Oi Marta! Dentre os ballets de repertório clássico que ainda são remontados pelas grandes companhias, aqueles que podem ser considerados com tema romântico são La Sylphide, Giselle, La bayadère, Le Corsaire, Cinderella, Swan Lake, The Pharaoh’s daughter, La esmeralda, Sleeping Beauty, Raymonda, porque pregam a magia e a delicadeza. Uma das características essenciais do pensamento romântico também foi a busca de culturas consideradas exóticas, como o mundo árabe e o egito, que são cenários de The Pharaoh’s daughter e de La bayarère e a recuperação de contos populares como Cinderella e Sleeping Beauty. A idealização do amor, a elevação do espírito, a divisão entre Vivos X Espíritos, a mulher idealizada são características mantidas em alguns desses. No entanto, algumas características que foram essenciais nos primeiros ballets românticos vão se perdendo com o passar do tempo, como o tutu romântico, que tem saia longa, não é mais usado em Le corsaire, Swan Lake e La esmeralda, sendo substituido por tutu bandeja ou túnica e o ato branco ligado aos espíritos também parou de ser uma obrigação.
      La fille mal gardée, Coppelia, podem ser considerados ballets cômicos, pensando numa classificação como se dá nas óperas, porque contam histórias que nos fazem rir do início ao fim, mas também contam com a presença do camponês idealizado e do amor entre um jovem casal.

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  5. algumas caracteristicas na dança no realismo?

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  6. algumas caracteristicas na dança no realismo?

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  7. Parabéns! Super completo! Adorei! Vou compartilhar!

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