domingo, 9 de junho de 2019

Corpoiesis


Corpoiesis
         
O post de hoje é sobre a uma companhia de dança com sede na cidade de Petrópolis, a Corpoiesis.
A Corpoiesis começou em 2017 com o espetáculo “Quarto Catedral”, participou de mostras e festivais nas cidades de Petrópolis e Rio de Janeiro. O grupo ganhou novos integrantes em 2018 reunindo, hoje, seis artistas independentes, conduzidos por Luiza Pessôa. Ocupa o Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis, onde realiza suas aulas, ensaios e abre parte da preparação corporal dos bailarinos à comunidade petropolitana, em formato de Oficinas de Corpo.
Todo processo criativo da Cia parte de práticas de experimentações direcionadas através de improvisação, jogos corporais, laboratórios de arte e demais dinâmicas que buscam explorar as temáticas que se pretende abordar. As aulas de técnicas de dança (balé e dança contemporânea) complementam o trabalho de corpo dos integrantes.


A criação mais recente da Cia é “À Flor da Pele”, a 
música de J.S. Bach é condutora das emoções trazidas à tona durante o espetáculo, que busca tocar o público, despertando sensações, emoções e possíveis questionamentos a respeito do amor, da paixão, das mais diversas relações afetivas. O “amor” com suas mil considerações diferentes, biológicas, filosóficas, religiosas, históricas, psicanalíticas, será que pode ser definido, ou apenas sentido? A Cia Corpoiesis almeja apresentar suas perspectivas sobre o tema de forma delicada, sensível e amorosa num espetáculo que se pretende estimulante aos sentidos. A poesia é um dos recursos amplamente explorados nas cenas, tendo sido, a maior parte dos textos, escrita pela própria artista/coreógrafa durante o processo de criação do espetáculo.

Pela apresentação de estreia no Teatro Municipal de Petrópolis em 2018, a montagem recebeu indicação ao Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura (maior premiação artística e cultural do interior do Estado do Rio de Janeiro) na categoria dança, concorrendo com mais três atrações. O prêmio será entregue no dia 10 de junho de 2019.
Atualmente, a Cia objetiva a circulação do espetáculo no Estado do Rio de Janeiro e futuramente no Brasil. Para acompanhar o processo criativo, os espetáculos e para entrar em contato você pode buscar as páginas do Facebook e Instagram, os links estão aqui em baixo!

Direção: Luiza Pessôa
Elenco: Luiza Pessôa, Marcos Retondar, Roberta Bertelli, Rosamarina Quadros, Thais Melegario e Geisa Helena Montes.
Assistente de coreografia e ensaio: Paloma Clinquart
FACEBOOK: https://www.facebook.com/ciacorpoiesis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário