quarta-feira, 24 de julho de 2013

Programação do Festival de dança de Joinville

Noite de Gala
22/07/2013
Todo ano, no meio da temporada, o festival tem uma noite de Gala. Este ano foram dois espetáculos.
Primeira parte
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta "Les Sylphides"
O balé "Les Sylphides", atualmente no repertório da maioria das grandes companhias do mundo, conhecido também pelo nome de "Chopiniana", foi coreografado pelo russo Mikhail Fokine em 1909. Um balé à luz da lua em um ambiente clássico onde um jovem sonhador, sempre em busca do novo, dança em meio às sílfides, seres invisíveis do ar. "É impossível explicar com palavras o real sentido desse balé". Foi assim que Mikhail Fokine se referiu ao clássico.
O balé não tem fragmentos nem partes. É apenas um ato. Alexander Glazunov, compositor russo, orquestrou a música de Chopin. O pintor russo Leon Bakst desenhou e desenvolveu os figurinos do espetáculo. O elenco que fez parte deste balé era composto por grandes bailarinos que marcaram sua época, como: Olga Preobragenskaia, Tamara Karsavina, Vaslav Nijinsky e Anna Pavlova.
Na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil a remontagem é da professora russa Galina Kravchenko, bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou e esposa de um dos maiores intérpretes desse balé, Alexander Bogatyrev, um jovem cujo rosto lembrava de leve os retratos de Chopin.
Segunda parte
Balé Teatro Guaíra apresenta “A Sagração da Primavera”
A célebre composição musical "A Sagração da Primavera", do compositor russo Igor Stravinsky é considerada o marco inicial da modernidade no século XX. Estreou no Théâtre des Champs-Élysées, na capital francesa, no dia 29 de maio de 1913. A obra mostra a cena de um ritual pagão em que uma virgem é eleita para ser sacrificada em nome de uma boa colheita. Ela irá dançar até morrer.
Na montagem do Balé Teatro Guaíra, com coreografia de Olga Roriz, existem dois aspectos diferentes do original: o personagem Sábio tona-se protagonista abrindo a apresentação, e a Eleita não é vítima, mas privilegiada por ser a escolhida, assim dança feliz e sem medo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga Roriz.
E o festival continua fervendo! Foto das bailarinas Rebecca Franca, Rachel Franca e Danielle Marinho na Feira da Sapatilha, o local de compras encontro dos bailarinos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário