sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Amizade 7

Amigos, aqueles amigos de verdade, são como anjos. Eles ficam espalhados por aí... na família, nos locais de trabalho, de estudo... Todo dia é dia do amigo, dia de estar com um amigo, dia de agradecer por um amigo existir na sua vida! Obrigada, amigx!!!
Rosamarina Q.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Assim é a arte

Isto vale para todas as formas de arte:
[...] Ele e mais três companheiros resolveram pintar um fragmento de paisagem, todos firmemente decididos a não se afastarem da natureza no menor detalhe que fosse. E embora o modelo tivesse sido o mesmo e cada um tivesse sido fiel ao que seus olhos viam, o resultado foram quatro telas completamente diferentes – tão diferentes quanto as personalidades dos quatro pintores. [...]

Heinrich Wolfflin

domingo, 22 de setembro de 2013

Primavera

És tu a Primavera que eu esperava,
A vida multiplicada e brilhante
Em que é pleno e perfeito cada instante.

Sophia de Mello

sábado, 21 de setembro de 2013

Bolshoi em A Bela Adormecida

A Cia do Teatro Bolshoi de Moscou, Rússia, em A Bela Adormecida.
Rementagem de 2011

Há algumas falhas nos vídeos, mas dá gosto ver a companhia dançar.
http://www.youtube.com/watch?v=s6551yRjPTk
http://www.youtube.com/watch?v=GXsGWIht_A8

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Poema (3)

o que somos
é algo distante
do que fomos

ou pensamos ser.

Somos simplesmente
o que é mais fácil ser:
lembrança
sentimento fóssil
referência ética
apenas um belo ornamento
para a consciência dos outros.

Alex Polari

domingo, 8 de setembro de 2013

Frases

É muito bom poder levar alegria e reflexão às pessoas através da arte. Alegria é como uma rede que contagia. Uma pessoa contagiada transmite a uma infinidade de outras

Bailarina: Rosamarina Quadros (eu)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Frases...

Quem nunca dançou? Ninguém, porque a dança faz parte do ser humano e quem nunca sentiu, sentirá um dia o prazer e a magia de fazer o corpo transcender conforme as notas da música...

                                      Rosamarina Quadros

terça-feira, 3 de setembro de 2013

domingo, 1 de setembro de 2013

Dia dos bailarinos!

Em homenagem ao dia dos bailarinos, uma biografia resumida de um dos primeiros bailarinos, coreógrafos, maîtes e responsáveis pela notação da dança clássica no mundo ocidental, Pierre Beauchamps.

Charles-Louis-Pierre de Beauchamps nasceu em Versalhes em 30 de outubro de 1631 e foi um dos principais nomes, mesmo que inicialmente, na elaboração de uma codificação da dança clássica. Foi responsável pela definição das cinco posições básicas do balé.

Pierre provém de um berço familiar que já tinha experiência com a música e com a dança, uma das prioridades na época. Seu avó, Christophe foi "um famoso dançarino e membro da corporação dos mestres de dança". Já seu pai, Louis, além de ser um bom dançarino, pertencia ao conjunto de violinos da corte.

Apresentou-se na corte de Luís XIV com 17 anos. Em 1671 foi indicado diretor da Academia Real de Dança, e criou diversas coreografias para obras de Molière e Lully. Também foi indicado Mestre de Dança da Academia Real de Música, atual Ópera de Paris, além de ser nomeado Compositor dos Balés do Rei, para quem deu aulas de dança ao longo de vinte anos. Ocupando tais posições, sua influência sobre o desenvolvimento da dança francesa foi enorme.

A ele se credita a invenção do primeiro sistema de notação gráfica da coreografia. Suas composições de dança seguiam o rigor da época, estabelecido por Luís XIV em toda corte. Os passos eram desenvolvidos ao seu máximo, levando em conta a beleza estética do movimento, exigindo do dançarino precisão em cada gesto. Embora não tenha escrito nada a respeito, Beauchamps quis atribuir à dança uma codificação que fosse reconhecida universalmente. Foi incrível a sua rapidez para a formulação de passos, pois em sua carreira, provavelmente, estendeu-se de 1655 a 1687, tendo seu sistema supostamente concluído em 1674.

A morte do bailarino, compositor e coreógrafo foi em Paris, fevereiro de 1705.
                                      

Fontes de pesquisa:
Site: Wikipédia

Artigo: “Pierre Beauchamps, choreographer to Molière’s trope du Roy”. POWELL. John S.